domingo, 23 de agosto de 2009

(CRÔNICA) A BOLA...

(CRÔNICA) A BOLA...
Prof. Joceny Possas Cascaes. joceny@terra.com.br

Uma bola é qualquer corpo esférico. Então, basta que algo tenha um formato redondo que será sempre uma bola. Mas, nesse caso, vamos cuidar para não pisar na bola, cuidemos para que deixem de acontecer deslizes. É preciso estar bem da bola, ter bom juízo, para poder discernir de qual bola se deseja falar. Às vezes, fazemos alguma coisa ou falamos sobre algo, quando na verdade queremos contextualizar outra coisa. Por isso, parece-nos um tanto normal que, em alguns casos, as bolas sejam trocadas. Caso, um pouco, similar ao que aconteceu com o cachorro do meu vizinho. Um ‘pequinês’ que era estimado pelas crianças e pelos moradores da redondeza.
Simplesmente morreu!!! Deram uma bola a ele. Puseram veneno num miolo de ‘pão-francês’ misturado com carne e entregaram de ‘bandeja’ para o cachorro comer. O cão deve ter andado uns cinco passos e revirado os olhos; ter dado umas três ou quatro voltas, seguidas, sobre si mesmo; ter emitido vários latidos esganiçados; ter ido, repentinamente, ao chão e, por último, postar-se estirado. Isso, de certa forma, lembra-nos um, dos inúmeros e cotidianos, ato tirânico. Mas, a bola que deram ao cãozinho, na verdade possuía um formato achatado. Porém, mesmo que deixe de ser, totalmente, esférica essa comida envenenada, própria para matar animais (em geral cachorros e gatos), continuará a ser chamada de bola.
Todavia, a bola poderá ter outros significados. Ronaldinho gaúcho além de ganhar a vida lidando com a bola, continua com a bola cheia, embora algumas pessoas possam discordar, goza ainda de muito prestígio no universo futebolístico. Mas, em relação à esfera de couro que é utilizada para se jogar o futebol de campo, dizem que é vazia por dentro. Porém, há discordâncias!!! Essa bola para ter condições de jogo deverá estar cheia. Estar plena de ar!!! Quando ela está vazia ela se torna murcha. Fica sem vivacidade, pois a bola precisa de um certo brilho, alguma pompa, para poder ser chutada. Todavia, sempre existirão, em alguns lugares, bolas sendo chutadas (que deixam, muitas vezes, de serem exatamente esféricas), que são murchas, que são feitas de latas, de vários tipos de meias, de papéis amassados... Não importa! O brilho da bola, muitas vezes, é parte intrínseca do momento lúdico e do(s) jogador(es).
Há bolas que servem para se chutar; para se arremessar e para serem acertadas. Outras que se tornam partes dos armamentos bélicos; das estampas das roupas; dos penduricalhos... Há, também, várias frutas com formatos de bolas. Mas, ainda existem outros tipos de bolas, como por exemplo, as gônadas. Contudo, nesse caso, fala-se do órgão onde se formam e se desenvolvem as células reprodutoras dos animais. No gênero masculino, os testículos por terem um formato meio esférico, são, comumente, chamados de ‘bolas’. Porém, a gônada do gênero feminino está dividida entre dois ovários e dizem que tem a forma de amêndoas. Então, quem sabe, possam também ser consideradas esféricas.
Mas, muitos esportes são dependentes das bolas. O bilhar, a bocha, o bolão, o tênis de mesa, o boliche, o hóquei no gelo, o gateboll (jogo japonês), o voleibol, o handebol, o basquetebol... Entretanto, as bolas podem ser ocas, leves, pesadas, grandes, pequenas, lisas, ásperas e, inclusive, achatadas. Esse rol que identifica os esportes que utilizam bolas e os tipos de bolas existentes está, de certa forma, virando uma bola-de-neve. Contudo, a bola formada por essa neve poderá continuar a crescer. Porquanto, ainda existem as bolas feitas pelas gomas de mascar que são conhecidas também como chicletes. Os ‘chicles de bola’ servem também para massagear a gengiva, aumentar a fabricação do suco gástrico e, em alguns casos, ajudar a alimentar os fungos causadores das cáries.
Além disso, existem as bolhas. Mas, o que tem as bolhas a ver com as bolas? É que as bolhas são bolinhas de ar. Quando a água da chaleira entra em ebulição o líquido que entra em movimento fica repleto de bolinhas de ar. Queimaduras também podem formar bolinhas (que também são bolhas) de vários tamanhos na pele. Portanto, as bolas, umas mais outras menos, possuem seus prestígios. Embora, em alguns casos, deixem de ser bem-vindas, inúmeras delas exercem um poder sobrenatural na vida das pessoas. Quem sabe, seja uma influência terráquea. Ainda que a Terra não seja totalmente esférica, quase sempre, é representada como se fosse uma bola. Então, como vivemos em cima de uma gigantesca bola, há necessidade de se dar bola às bolas, no sentido de atenção. Pois, é sempre conveniente manter, um determinado, cuidado com o conjunto que envolve as ‘bolas’, porque as ‘bolas’, de alguma maneira, sempre estarão presentes e prontas para entrarem em ação, quem sabe, no espaço reservado ao jogo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário