sexta-feira, 28 de agosto de 2009

(CRONICA) A NOTICIA...

(CRÔNICA) A NOTÍCIA...
Prof. Joceny Possas Cascaes.

Nota Internacional! Deu no rádio; passou na TV; escreveram nas revistas e nos jornais; “re-passaram” de boca em boca e chegou a Roma. Roma? Existiam intenções de fazer a notícia chegar lá? Talvez! Mas, como o ditado diz: “quem tem boca vai a Roma”. Traduzindo (visão pessoal): pedindo informações, mesmo desconhecendo o caminho, chega-se a qualquer lugar. Fato conhecido! No entanto, a notícia se espalhou, levou a informação desejada. Será? O objetivo dos meios de comunicação de massa – a mídia – foi alcançado. A informação chegou aos quatro cantos do Mundo. Se o mundo tem cantos – tantos foram os meios que fizeram a notícia chegar até lá.
Nesse caso, fale sobre o tal fato. Notícia resumida, propalada de diversas maneiras, por um famoso jornalista: - “A Casa Branca está caindo!”. Isto estourou como uma bomba atômica. Efeito maior!!! A bomba Atômica atinge vários quilômetros de distância – o estouro de reportagem circundou o Mundo. Porém, houve uma situação interessante neste informativo. Por questões legais, o citado jornalista teve o cuidado de repassar apenas o que ele sabia ter acontecido. Cuidou!!! No entanto, o ocorrido se transformou... Vejam como a notícia foi divulgada em alguns jornais – valendo-se da garantida fonte:
- Jornal Brasileiro: Bush pode ter virado... bucha.
- Jornal Alemão: Bush imita Fidel - tropeça e cai;
- Jornal Francês: A Casa Branca está caindo – por isso, passa por reformas. Pensam em trocar a sua cor – o branco faz aparecer facilmente a sujeira;
- Jornal Inglês: Nova York sofreu um atentado que afetou as bases da Casa Branca – está cambaleante sobre a lama soberba. O presidente do país quer deixar sua impressão antes que a lama endureça.
- Jornal de um país africano: Plebiscito nos EUA tira ‘Bush’ e convoca ‘Bin’ a assumir o país. Porém, o povo apreensivo, comenta que nada irá mudar.
- Jornal Iraquiano: Reportagem de capa: (só risos... Fotos de pessoas rindo).
- Jornal Japonês: Golpe de Mestre – engenheiros que projetaram a Casa Branca assinaram um termo, na época da construção, que informa o seguinte: esta obra – conhecida mundialmente – suportará muito peso, mas não comportará o peso da insensatez e da hegemonia desumana.
- Jornal Estadunidense – As estruturas da casa Branca contêm algumas fissuras. Mas, segundo os peritos, não corre o risco de desabar. Há um racha no governo Bush que pode estar com a ‘Condolesa Rice’.
A notícia - em si – causou euforia no meio jornalístico mundial. Porém, a mídia, ‘top’ de linha de cada país, valendo-se da ética profissional (em casos como estes, a necessidade obriga), aguardou o final da reportagem divulgada pelo reconhecido jornalista. Então, as fontes de informações acima são falsas? De um determinado ponto de vista, sim; de outro, não. Os diversos meios de comunicações, que se aproveitaram da meia informação prestada, fazem parte do rol da imprensa jocosa. Usaram de um acontecimento e o venderam ao público de maneira engraçada. Como assim? A informação carecia de fé, no sentido de confiança, por isso, despiram a seriedade do Bush.
No entanto, houve dois jornais que prestaram informações verídicas. A primeira se refere ao jornal iraquiano - riram de algo que eles anseiam acontecer; a segunda, diz respeito ao jornal japonês, que deixa claro o cunho sério-humorístico em sua declaração. Pausa para meditação... Notícia final: aclamado jornalista morreu - mataram o portador da informação que poderia mudar os rumos do Planeta. Quem sabe, enviaram-no ao rabo de um cometa! A Casa Branca está caindo. A China está surgindo – a Europa está se unindo... Psiu! Manifestação jornalística ruidosa universal: a Casa Branca ainda não ruiu... Suspiros finais! Mas, a justiça não tardará. O turbulento astro hegemônico há de implodir. Ufa! Futuro garantido. Que se desarmem aqueles que pensam ser os mocinhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário