segunda-feira, 24 de agosto de 2009

(CRÔNICA) VÍCIOS DE LINGUAGEM: tentativas de emagrecimento com cacófatos...

(CRÔNICA) VÍCIOS DE LINGUAGEM: tentativas de emagrecimento com cacófatos...
Prof. Joceny Possas Cascaes.

No afã de emagrecer, ‘faço Cooper diariamente’. Em duas semanas já perdi quatorze dias. Quilos que é bom!!! Nem pensar. Mesmo assim, quando perco alguns quilinhos logo os encontro. Penso que a receita do emagrecimento esteja no fechar a boca. O meu fogão tem quatro bocas e continua com o mesmo peso desde o dia que o comprei. Quem sabe, seja conveniente saber utilizar a boca. Pois, fechá-la na hora certa pode evitar transtornos de comunicação, problemas digestivos e ainda prevenir a obesidade. Porém, pediram-me para que eu ‘nunca pense nunca nisso’. Pensei: caniço! Uma cana fina. As pessoas que são magricelas também são chamadas de caniço.
Contudo, não é minha intenção emagrecer tanto. Então, de repente lembrei do ‘nosso hino’. O cidadão ao meu lado entendeu: suíno. E aproveitou para me dizer que comer carne de porco, em excesso, engorda e que a gordura desse animal faz muito mal ao nosso organismo. Acrescentou: é preciso aprender a mastigar os alimentos. Não! Quando falei do Hino Nacional Brasileiro me referia à parte da estrofe que diz: “verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte”. Nesse sentido, passa a ser conveniente que se tenha um peso ideal, assim, quem sabe, tornamo-nos mais saudáveis e, portanto, preparados para enfrentar a luta e a labuta diária.
Mas, lendo sobre os benefícios do alho, Teresa Ortega (Professora de Farmacologia), diz, em relação ao alho, que “Seus compostos melhoram a saúde cardiovascular e previnem as doenças coronárias e circulatórias por diferentes mecanismos: reduzem a taxa de colesterol, tornam o sangue mais fluído, previnem a arterioesclerose e estimulam a dilatação das coronárias”. Dessa maneira, é aconselhado que em nossa dieta acrescentemos o alho. O problema poderá residir na hora de preparar o alho. Pois, ‘socar alho’ não é tarefa fácil. Apesar disso, os movimentos que nos farão surrar o alho também agregam alguns benefícios. Estão, de certa forma, no rol dos exercícios.
Por exemplo, andar, nadar, escalar, varrer, pedalar... Basta movimentar-se. O corpo necessita de atividade física. Jogar futebol, esporte que virou mania mundial, umas três vezes por semana é um exercício que pode ajudar a melhorar a saúde corpórea (corpo e mente). Imaginemos uma cena! Se o Romário jogasse no mesmo time do Cafu e ambos correndo em direção ao gol adversário e Romário, dentro da grande área, pedisse a bola e ‘Cafu deu’. Problema do Cafu... Cafu não precisava ter ‘dado’! Nesse caso, estamos nos referindo à bola. Pois o próprio Cafu poderia ter chutado ao gol. Porém, preferiu passá-la para o oportunista (poderia dizer o homem da banheira) Romário chutar.
No entanto, a bola foi chutada para fora. Enquanto isso, na arquibancada um casal resolve discutir. De quem foi a culpa, do Cafu ou do Romário? Talvez, de nenhum dos dois. Todavia, o homem resolveu colocar a ‘culpa nela’. Será que ele está culpando a sua companheira ou está falando da panela? Se for da panela posso retornar a prosa que iniciou esse texto. O meu desejo de emagrecer. A panela é um utensílio usado para se cozinhar os alimentos. Então, um dos caminhos, é saber preparar os alimentos. Pouca gordura e os rins agradecerão se evitarmos o exagero de sal. Aproveitar a panela para fazer revogados de verduras e lembrar-se de que alguns vegetais, corretamente lavados, devem ser comidos crus.
Devemos comer muitas frutas e conhecer os benefícios do açúcar mascavo. Vivemos num país tropical, lugar onde ‘abunda’ a agricultura, quer dizer, onde a agricultura é abundante. Pois, na ‘ótica minha’. Ih!!! Eu tenho uma ótica e não sabia. E isso não é verdade, o fato é que do meu ponto de vista, somos um país produtor, em grande escala, de soja. Nossa agricultura é bastante diversificada. Mas, a soja é um alimento que pode ajudar a diminuir o colesterol, aumentar a densidade dos ossos além de outros benefícios; pode ajudar no controle da saciedade. Isso mesmo, ajudar a controlar o peso. E é isso que estamos almejando.
Mas, ‘vou-me já’!!! Não! Por favor, não desejo ir mijar, ou melhor, urinar. É que pretendo ‘evacuar’ o texto, no sentido de sair dele, pois quero terminá-lo. Bom! ‘Já que tinha’ resolvido findá-lo. Será que eu falei jaquetinha? Deixa pra lá! Quem sabe, em dias que deixam de ser frios, o uso de uma jaqueta ajude a queimar umas gordurinhas. Talvez, com isso, eu tenha encontrado parte da solução do emagrecimento. De qualquer forma, voltarei a trabalhar na fazenda. Com o ‘Cooper feito’ diariamente estarei preparado para ajuntar o rebanho com a vara de ‘toca gado’... Leitor! Você tem o direito de pensar o que quiser. Pois, todo texto possui inúmeras interpretações. Mas, tenha a certeza, continuarei tentando emagrecer...

Um comentário: